quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vela de 15 Anos

Olha como ficou lindo o trabalho que eu fiz com velas para um aniversário de 15 anos. E muito fácil e deixa a festa linda.

Geometria Divertida

Olha que legal aprender geometria!!

Trabalhe os polígons com os alunos utilizando mosaicos, eles irão adorar além de aprender muito mais.

Parlendas e Alfabeto Móvel combinação perfeita.

Meus aluninhos adoraram escrever parlendas utilizando imagens e alfabeto móvel. E eu estou muito coruja é claro.


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Os meus alunos são maravilhosos!

Olha como ficaram lindos os trabalhos dos meus alunos da "Escola Estadual Carlos Irigaray Filho"

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PLANO DE AULA - TEATRO

Ativ06_Amanda_unid04

Plano de aula

Objetivos: Conhecer técnicas de preparação de atores, aprender sobre a história do teatro, analisar as diferentes formas de interpretação. Promover debates sobre o teatro.Desenvolver habilidades de atuação.

Tempo estimado: 8 aulas de 55 minutos.


Levar os alunos até o laboratório de informática e solicitar que os mesmos acessem o Blog www.profamandamendes.blogspot.com e no tema Teatro encontrem um link para
a reportagem de VEJA sobre Fátima Toledo que é bastante esclarecedora sobre os métodos de preparação de atores para o cinema e o teatro brasileiros na atualidade. O texto nos conta que essa profissional realiza uma tarefa bastante valorizada na indústria cinematográfica em todo o mundo. Os especialistas acreditam que Fátima criou um método e está por trás de filmes nacionais de grande sucesso de bilheteria como Cidade de Deus e Tropa de Elite. Aproveite a oportunidade e analise com seus alunos um pouco da história do teatro e das técnicas que consagraram atores de Hollywood. Atividades1ª aula - Solicite aos jovens uma pesquisa sobre o nascimento do teatro na Grécia antiga. Eles descobrirão que a arte teria surgido naquela civilização em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio. A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, marcada por procissões. Com o passar do tempo, elas ficaram conhecidas como "Ditirambos" e tornaram-se cada vez mais elaboradas. Até que apareceram os "diretores de coro" - os organizadores da festança. Nelas, os participantes cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas da vida e das peripécias de Dionísio. Reuniam-se de 20 mil a 30 mil pessoas nas cidades, enquanto, em manifestações rurais, o número de pessoas era menor. O primeiro diretor de coro foi Téspis, que desenvolveu o uso de máscaras no palco. Por causa da imensa platéia, era impossível que todos escutassem os relatos. Mas com os apetrechos os espectadores podiam visualizar o sentimento da cena e dos personagens representados.O coro, por sua vez, narrava a história com o auxílio de música e balé. Ele era o intermediário entre o ator e os espectadores e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de revelar a conclusão e a moral da peça. Também podia haver o "corifeu", um representante do coro que se comunicava com a platéia. Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um tablado e, assim, tornou-se o primeiro respondedor de coro. Em razão disso, originaram-se os diálogos e Téspis foi considerado o primeiro ator grego.

2ª aula - Encomende aos meninos uma pesquisa na internet sobre os métodos de preparação de atores. Eles encontrarão vários - um dos mais conhecidos foi desenvolvido pelo russo Constantin Stanislavsky (1863-1938). Nascido em uma família rica, decidiu ser ator a partir dos 14 anos e ajudou a fundar o Teatro de Arte de Moscou. Quando começou a atuar, ele estava às voltas com duas formas distintas de representação que marcaram a evolução dessa arte no século XIX: o teatro tradicional (bastante estilizado, em que o ator exibia gestos "quase falsos") e a técnica recém-surgida de representação realista. O diretor observou, então, os atores consagrados de seu tempo, além de contar com sua própria experiência. Constatou que alguns intérpretes agiam de forma natural e intuitiva - mas também percebeu que não havia nada escrito sobre esse tipo de atuação. Resolveu, portanto, criar um sistema batizado com seu nome, que passou a ser reconhecido pelas gerações futuras como O Método e ainda hoje serve de base para a formação de todo bom ator. O núcleo desse sistema está na chamada "atuação verossímil", uma série de técnicas e princípios que atualmente são considerados fundamentais para o desempenho do ator. Ao contrário da percepção de naturalidade que observara, descobriu que a atuação realista era, na verdade, muito artificial e difícil - e que somente seria desenvolvida mediante estudos e práticas, que ele fez questão de organizar. Desde o lendário Actor s Studio, de Nova York, uma das instituições mais reconhecidas no meio artístico, até as escolas de atuação brasileiras, esse método tem sido amplamente utilizado na preparação de atores. Alguns famosos que o adotaram são: Jack Nicholson, Marilyn Monroe, James Dean, Marlon Brando, Paul Newman, Dustin Hoffman, Robert de Niro e Al Pacino. Entre os mais novos, o talentoso e carismático Johnny Depp.

3ª aula - Convoque os alunos para que assistam a um trecho de um filme com um desses atores, como, por exemplo, James Dean, em Assim Caminha a Humanidade ou Juventude Transviada. Da carreira de Jack Nicholson, há Um Estranho no Ninho ou O Iluminado. E, de Al Pacino, não dá para ficar de fora da trilogia de O Poderoso Chefão ou Perfume de Mulher. Peça que analisem a atuação dos artistas. Após a exibição do trecho do filme, leia para a classe a definição de Stanislavsky sobre seu sistema de atuação: "Todos os nossos atos, mesmo os mais simples, aqueles que estamos acostumados em nosso cotidiano, são desligados quando surgimos na ribalta, diante de uma platéia de mil pessoas. Isso é por que é necessário se corrigir e aprender novamente a andar, sentar, ou deitar. É necessário a auto-reeducação para, no palco, olhar e ver, escutar e ouvir." Proponha aos adolescentes que escolham uma cena de algum dos filmes listados neste plano de aula para que a reproduzam na sala de aula.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia dos Professores





As bolas de papel na cabeça,Os inúmeros diários para se corrigir,As críticas, as noites mal dormidas...Tudo isso não foi o suficientePara te fazer desistir do teu maior sonho:Tornar possíveis os sonhos do mundo.Que bom que esta tua vocaçãoTem despertado a vocação de muitos.Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,Quando em seu dia-a-diaTantas dificuldades acontecem.A rotina é dura, mas você ainda persiste.Teu mundo é alegre, pois vocêConsegue olhar os olhos de todos os outrosE fazê-los felizes também.Você é feliz, pois na tua matemática de vida,Dividir é sempre a melhor solução.Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapidaO teu coração a cada dia,Dando-te tanto prazer em ensinar.Homenagens, frases poéticas,Certamente farão parte do seu dia a dia,E quero de forma especial, relembrarA pessoa maravilhosa que você éE a importância daquilo do seu ofício.É por isto que você merece esta homenagemHoje e sempre, por aquilo que você éE por aquilo que você faz.Felicidades !!!

Dia das Crianças



























Olha o presente que minha florzinhas ganharam. Vi a dica da Jacirinha e olha no que deu.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Teatro


Vejam a reportagem da Veja sobre Fátima Toledo e os métodos de preparação de atores para o cinema e teatro brasileiro na atualidade.
http://veja.abril.com.br/211107/p_124.shtml