sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Plano de Aula

Ativ.06_Amanda_unid.02

Professora: Amanda Mendes Alcântara
Estabelecimento de Ensino: “Escola Estadual Carlos Irigaray Filho”
Município: Alto Taquari
Disciplina: Artes
Série: 2º Ano EJA- Beija-Flor Ensino Médio
Turno: Noturno

Tema: Obras visuais

Objetivos Gerais: Resgatar pontos dentro da história da fotografia. Observar as possibilidades de criação utilizando os recursos tecnológicos nas obras visuais, conhecer e trabalhar com alguns desses recursos.
  • Objetivos Específicos:
  • Instigar o aluno a pesquisa.
  • Localizar artigo da revista Veja utilizando hiperlink.
  • Estimular a leitura de revista.
  • Trazer o uso da internet como fonte de pesquisa escolar para o cotidiano dos alunos
  • Criar pasta de imagens pessoais no computador
  • Salvar imagens da Web
  • Trabalhar com justaposição, sobreposição rotação espelhamento de figuras através de editores de imagens na Web localizados através de hiperlink.

Atividades postadas em:

Criatividade em Alta


Recursos metodológicos:

  • Computador;
  • Internet;
  • Lousa branca e pincel;

Avaliação:
Os alunos serão analisados durante toda atividade e estimulados a refletir sobre suas dificuldades para que assim possam superá-las.

Prevenindo Acidentes


Ativ.03_Amanda_unid.02


Disciplina: Ciências
Série: 1ª Ensino Fundamental
Objetivo: Alertar os alunos sobre os perigos existentes na natureza, ajudar as crianças a identificar e conhecer animais que possam causar algum perigo. Estimulá-los a leitura e despertar a curiosidade, a busca do saber .
Vamos aprender mais amiguinhos?

Leia o texto:

Prevenindo acidentes


Todos os animais e plantas se defendem quando atacados. Alguns tem defesas especiais, como as substâncias tóxicas das plantas, que causam irritações na pele, coceiras, queimaduras. Outros, como os animais, injetam ou jogam venenos, causando dores fortes e até a morte.
Vamos observar alguns animais e plantas mais conhecidos com os quais devemos ter cuidado e evitarmos contato próximo.Devemos ter cuidado com cobras, escorpiões, lagarta, abelha, mamona.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Impressões sobre experiências de navegação

Ativ.2_Amanda_unid.02


O Hipertexto é um ótimo recurso para o trabalho com os alunos. Sabemos que na maioria das vezes nossos alunos possuem dificuldades de compreender os conteúdos através de leitura de textos por não compreender algumas palavras que ali aparecem, o acesso ao significado destas palavras através de dicionários, enciclopédias, textos de outros livros, não desperta o interesse do aluno ele deixa de procurar de solucionar sua dúvida através da pesquisa ora por preguiça ora por falta de recursos. Sabendo destas dificuldades e tendo disponível em mãos o recurso do hipertexto conseguimos trabalhar com nosso aluno melhor.
Foi muito bom poder aprender a utilizar esse recurso que eu acreditava se tratar de algo complicado de realizar. Com os trabalhos desenvolvidos no curso observamos que é muito fácil utilizar esta ferramenta de trabalho.
O aluno quando se depara com o termo destacado no texto tem sua curiosidade despertada. Ele tem vontade de saber sobre o assunto destacado, assim ele irá aprender mais. Temos ainda que ter o cuidado na hora de colocar links, eles devem ser interessantes, de linguagem fácil, atrativos como imagens, para que o aluno tenha motivação na hora de aprender.
Agora é só ter criatividade e colocar em prática o que apredemos.